II etapa do curso para Educação à Comunicação

Está sendo realizado dos dia 10 a 22 de janeiro, na cidade de Parnaíba, a II etapa do Curso Educação para a comunicação: uma abordagem prático-teórica.

Pe. Luíz Eduardo concede entrevista à redação

"Desejo muito êxito e um ótimo proveito, que cada um possa aplicar as formas de conhecimentos apreendidas para uma boa comunicação cristã em nossas Igrejas"

Oficina de rádio

Pelo rádio podemos chegar mais longe e a mais pessoas com a mensagem do Evangelho que deve ser levado não apenas a maioria, mas a todos.

Oficina de jornal impresso

A história do jornal de Gutenberg ä internet; como jornal vem se renovando pela força das novas tecnologias.

Comunicar é nossa missão

“A revolução tecnológica e os processos de globalização formatam o mundo atual como grande cultura midiática.Isso implica uma capacidade para reconhecer as novas linguagens,que podem favorecer maior humanização global" (DA 484)

Laboratório de internet

"As novas tecnologias possuem um potencial extraordinário, se usadas para favorecer a compreensão e a solidariedade humana" (Bento XVI)

terça-feira, 29 de junho de 2010

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Diocese de Parnaíba promove curso de Educação para a Comunicação

 Encontram-se abertas as inscrições para o Curso Educação para comunicação: uma abordagem teórico-prática. O curso promovido pela Pastoral da Comunicação da Diocese de Parnaíba, está previsto para acontecer no período de 10 a 22 de janeiro de 2011, em Parnaíba onde contará com um corpo docente altamente qualificado, composto de mestres e doutores advindos de diversas partes do país. O mesmo acontecerá em caráter intensivo, por isso requer do aluno uma participação integral. Todas as manhãs, de 08h às 12h, acontecem aulas teóricas em forma de conferências, na parte da tarde de 14h às 17h30 ocorrem aulas práticas nos diferentes laboratórios: rádio, vídeo, jornal, teatro e internet e durante a noite, de 19h30 às 21h30, serão oferecidas atividades extras como: Filmes; Debates e Momentos Culturais.
O curso é voltado a padres, religiosos (as), seminaristas, leigas e leigos engajados em pastorais, comunidades e movimentos, profissionais da área da comunicação, educadores e estudantes.
Ao final do curso os participantes receberão certificado com o reconhecimento do ICESPI – Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí.

Saiba como fazer sua inscrição: Acesse o link: INSCRIÇÃO do lado esquerdo da página ou envie-nos uma mensagem para o nosso e-mail: pascom@diocesedeparnaiba.org.br

terça-feira, 8 de junho de 2010

Professora Rosane Borges elogia a iniciativa de Dom Alfredo

A Professora Doutora em Comunicação - Rosane Borges, elogia a preocupação de Dom Alfredo com a qualificação de padres e seminaristas no campo da comunicação e aconselha a multiplicação desta iniciativa nas paróquias e em outras dioceses.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Dom Alfredo Scháffler fala sobre a importância do curso de Educação para a Comunicação

terça-feira, 25 de maio de 2010

Confirmada a participação da Professora Doutora Rosane Borges no Curso de Educação para a Comunicação

Estão abertas as inscrições para o Curso Educação para a Comunicação: uma abordagem teórico-prática que acontece de 10 a 22 de janeiro de 2011. Vários professores mestres e doutores de diversas partes do Brasil, farão parte do corpo de docentes deste curso, dentre eles está a professora doutora Rosane Borges que já confirmou sua participação no curso.

 Roseane Borges irá ministrar as seguintes disciplinas:
1. A história do jornal: de Gutemberg à Internet;
2. O mundo audiovisual e seus desdobramentos na história: a importância da TV;
3. As teorias da comunicação II (estudos de recepção, estruturalismo e etnocomunicação);
4. Novo modelo de comunicação na era digital;
5. Novas identidades e multiculturalismo na sociedade tecnológica;
A mesma também vai assessorar os cursistas no Laboratório de Jornalismo.

Conheça um pouco sobre a professora Roseane Borges
Nasceu em São Luís do Maranhão em 1974. Jornalista, é doutora em Comunicação e Linguagem pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e professora, desde 2009, do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina. Publicou vários livros na área de comunicação e relações raciais, entre eles Espelho infiel: o negro no jornalismo brasileiro. Integra a diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Pela Selo Negro Edições publicou Ações afrimativas em educação (2003) e Sueli Carneiro (2009). Fez parte das organizações de mulheres negras Geledés e Instituto Kuanza.

Faça já a sua inscrição.

Matrículas abertas até 30 de agosto de 2010.

Vagas limitadas!

Encontro Nacional da Pascom acontece em julho

A partir do dia 21 de julho, se estendendo até o dia 24, o setor de Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realiza, em Aparecida (SP), o Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação. Segundo a assessora do Setor e organizadora do evento, irmã Elide Fogolari, cerca de 300 pessoas devem participar do encontro este ano. Além de leigos, comunicadores profissionais e voluntários da Pastoral da Comunicação (Pascom), o evento contará também com a participação de bispos responsáveis pela comunicação e coordenadores regionais, diocesanos e paroquiais da Pascom. Podem ainda participara do Encontro Nacional, sacerdotes, religiosos, seminaristas e leigos que desejam refletir, pensar e planejar a comunicação para anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo a todos.

“O evento tem por objetivo animar e motivar a Pascom da Igreja no Brasil, tendo presente a cultura gerada pelas novas tecnologias que constituem o novo cenário para o anúncio do Reino de Deus a todos os povos”, diz a assessora.

Irmã Elide acrescenta também que os quatro dias de atividades serão intensos. “Além dos painéis, seminários, trocas de experiências, teremos dois grandes eventos à noite: o primeiro será um grande show que a TV Aparecida vai nos brindar com a gravação do programa ‘Terra da Padroeira’. O segundo momento será a entrega dos Prêmios de Comunicação da CNBB que será transmitido, ao vivo, pelas TVs de inspiração católica”, antecipou.

Durante o encontro, os participantes irão assistir palestras voltadas para sua área de atuação, e sobre as novas tecnologias da informação. Logo no primeiro dia, na palestra de abertura, será debatido o tema “Igreja e comunicação: desafios e necessidades”, assessorada pelo arcebispo do Rio de Janeiro e presidente da Comissão Episcopal para a Educação, Cultura e Comunicação Social da CNBB, dom Orani João Tempesta. No segundo dia, terão espaço, discussões em torno das “Novas tecnologias e novas mídias: inclusão e exclusão digital”; “Televisão: sua inserção no cotidiano dos indivíduos”; “Rádio: a arte de falar e ouvir”; “Telenovela: criação, produção e apresentação”; “Telenovela: a arte e a representação”. Os temas ligados a novelas terão a assessoria de atores renomados, com Taís Araújo e Eriberto Leão, da Rede Globo.

No dia 23, as temáticas voltadas para a internet e as novas mídias sociais serão apresentadas e discutidas a partir de temas como “Internet: porta de entrada para a evangelização no mundo globalizado”; “web: novas ferramentas do mundo digital para constituir rede na Igreja do Brasil” e “web: ferramentas de formação e qualificação para os agentes de pastoral”.

O secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, tem uma rápida participação no evento, no sábado, 24. Ele vai colaborar com uma reflexão sobre as “Políticas de Comunicação na CNBB”.

Inscrições para os prêmios de comunicação da CNBB 2010

Estão abertas as inscrições, de 1º de março a 31 de maio, para concorrer aos prêmios de comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), edição de 2010. Os interessados podem conferir abaixo os regulamentos e fichas de inscrição.


Dividido em quatro categorias, Margarida de Prata para o Cinema, instituído em 1967; Microfone de Prata para o Rádio, 1989; Dom Helder Câmara de Imprensa, 2002; e Clara de Assis para a Televisão, 2005; a premiação é entregue todos os anos com o objetivo de reconhecer a arte e o mérito dos profissionais dos meios de comunicação social, de imprensa, cinema, rádio e televisão que contemplam em suas produções os valores humanos, cristãos e éticos, bem como a linguagem artística e técnica.

Para maiores informações acesse: www.cnbb.org.br

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Regional NE 4 comemora o dia Mundial das Comunicações no próximo dia 25

Dom Plínio                                             Dom Sérgio
O Regional Nordeste 4 da CNBB (Piauí) comemora na próxima terça-feira, 25, o 44º Dia Mundial das Comunicações Sociais, com o tema “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios a serviço da Palavra”.

O evento está marcado para acontecer no Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (ICESPI), em Teresina, e deve reunir os seminaristas das casas de Filosofia e Teologia, além da Equipe Regional de Comunicação.
                                   Pe. Domingos                                        Pe. Tony
 Entre as atividades para saudar a data, está incluso a apresentação da carta do Papa Bento XVI ao Dia Mundial das Comunicações, palestra com o padre Tony Batista, Vigário Geral da arquidiocese de Teresina, sobre o tema da comemoração, que foi aprovado mundialmente como a conclamação do Papa aos sacerdotes quanto à utilização dos novos meios para evangelização e anúncio da Boa Nova.


Dom Plínio José, bispo diocesano de Picos e Referencial da Comunicação no Regional, abordará a importância da Pastoral da Comunicação. Na oportunidade acontecerá o lançamento oficial do site do Regional: cnbbne4.org.br.

Dom Sérgio da Rocha, arcebispo Metropolitano de Teresina, fará as considerações finais, em seguida o padre Domingos Barbosa Filho, diretor Geral do ICESPI finaliza o ato acadêmico.

Confira a programação na íntegra:

10h15 – Apresentação, origem do Dia Mundial das Comunicações, Composição da mesa e leitura da carta do Papa Bento XVI por ocasião desta comemoração.

10h30 - “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios a serviço da Palavra” - Pe. Tony Batista – Vigário Geral da Arquidiocese de Teresina

11h – Importância da Pastoral da Comunicação e lançamento do site do Regional NE4 da CNBB – Dom Plínio José Luz da Silva – Bispo diocesano de Picos e responsável pela Comunicação no Regional NE4.


11h30 – Considerações Finais – Dom Sérgio da Rocha – Arcebispo Metropolitano de Teresina e Presidente do Regional NE4.


11h50 – Conclusão do ato acadêmico – Pe. Domingos Barbosa Filho – Diretor Geral do ICESPI

quinta-feira, 20 de maio de 2010



terça-feira, 18 de maio de 2010

Dia das Comunicações Sociais

Seg, 17 de Maio de 2010 16:45 cnbb .“Os meios modernos de comunicação fazem parte, há muito tempo, dos instrumentos ordinários por meio dos quais as comunidades eclesiais se exprimem, entrando em contato com o seu próprio território e estabelecendo, muito freqüentemente, fórmulas de diálogos mais abrangentes. A sua recente e incisiva difusão e a sua notável influência cada vez mais importante e útil merece atenção do seu uso no ministério sacerdotal” (Mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações que ocorre neste domingo, 16 de maio de 2010).

Penso que não perderam seu lugar os folhetos que desde tempos imemoriáveis fazem contato entre os párocos e os fieis de suas paróquias, além do uso dos folhetos litúrgicos que ajudam a participação nas celebrações dominicais. Na era moderna com o advento da eletricidade, os alto falantes aumentam o contato com os paroquianos. Adveio o rádio para superar distâncias e, mais recentemente, a televisão a tornar possível a visão de acontecimentos religiosos desde locais longínquos.

A difusão da Palavra de Deus pode ser feita não somente dos púlpitos dentro das igrejas, mas também através das ondas sonoras e da televisão. Os meios de comunicação modernos tornam possível o encontro das pessoas, ainda que cresça a falta de diálogo e o desencontro entre as mesmas pessoas, desde dentro das famílias até os dissentimentos nas vias públicas, causando intolerância e violência verbal e física.

O Evangelho a ser comunicado é Cristo. Ele é o enviado do Pai celeste para comunicar a paz aos corações que o recebem e a todos os homens de boa vontade. Na carta aos Romanos 10,11, Paulo pergunta: “Como hão de ouvir falar do Senhor se não houver quem lhes pregue? E como hão de pregar, se não forem enviados?”.

Hoje, para dar resposta a essas questões no âmbito das grandes mudanças culturais, particularmente sentidas no mundo juvenil, tornaram-se um instrumento útil as vias de comunicação abertas pelas conquistas tecnológicas. De fato, pondo à nossa disposição meios que permitem uma capacidade de expressão praticamente ilimitada, o mundo digital abre perspectivas e concretizações notáveis ao incitamento Paulino: “Ai de mim se não anunciar o Evangelho!” (1Cor 9,16). Estamos no limiar de uma história nova. Pastoralmente somos chamados a ocupar-nos das novas tecnologias, multiplicando o nosso empenho em colocar as mídias a serviço da Palavra.

Devemos estar presentes no mundo digital em constante fidelidade à mensagem evangélica para desempenharmos o próprio papel de animadores de comunidades, que hoje se exprimem cada vez mais freqüentemente através das muitas “vozes” que surgem do mundo digital, e anunciar o Evangelho recorrendo não só às mídias tradicionais, mas também ao contributo da nova geração de audiovisuais (fotografias, vídeos, animações, blogues, páginas na Internet) que representam ocasiões inéditas de diálogo e meios úteis inclusive para a evangelização e a catequese, lembra Bento XVI.


No mundo digital deve ficar patente que a amorosa atenção de Deus em Cristo por nós não é algo do passado, nem uma teoria erudita, mas uma realidade absolutamente concreta e atual. De fato, a pastoral no mundo digital há de conseguir mostrar, aos homens de nosso tempo e à humanidade desorientada de hoje, que “Deus está próximo e, em Cristo, somos todos parte uns dos outros” (Bento XVI à Cúria Romana em 22/12/2009).


Nossa pastoral não pode continuar a ser dedicada à manutenção dos fieis nas missas dominicais, mas deve procurar novos métodos para levá-los a aprofundar o conhecimento de Jesus Cristo a fim de imitá-lo e testemunhá-lo perante o mundo que quer conhecer a verdade, principalmente os jovens.

Em todos os processos de comunicação há de se promover uma cultura que respeite a dignidade e o valor da pessoa humana. A Igreja é competente em humanidade, porque recebeu de seu fundador o exemplo a ser seguido: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância.” (Jo 10,10)

Com o Evangelho nas mãos e no coração, é preciso reafirmar que é tempo também de continuar a preparar caminhos que conduzam à Palavra de Deus.

Comissão de liturgia propõe reflexão sobre o uso de Projetor Multimídia nas celebrações litúrgicas

A Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB apresentou, na manhã de ontem, 11, na 48ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os trabalhos desenvolvidos pela Comissão. Entre os assuntos, o tema sobre o uso do Projetor Multimídia na Liturgia foi um dos destaques.

Segundo a Comissão, o uso do Projetor Multimídia na Liturgia é uma realidade frequente nas comunidades. “Por se tratar de uma realidade relativamente recente e ainda pouco refletida em nosso meio, a Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB quer oferecer alguns elementos para uma reflexão e futuros aprofundamentos da parte do episcopado nacional”, ressalta o texto apresentado aos bispos.

“O uso do Projetor Multimídia seria apenas uma adaptação à cultura moderna? Uma moda passageira? Ou seria criatividade litúrgica?”, indaga a Comissão. Para os bispos da Comissão, é preciso evitar tudo o que tira a atenção para a mesa da Palavra e da Eucaristia. “Os ritos têm seu espaço próprio, cujo centro são duas mesas: a da Palavra e a Eucaristia. Imagens projetadas durante a celebração desviam a nossa atenção da ação de Jesus Cristo, na própria ação ritual”, afirma a Comissão. “O uso do Projetor Multimídia na Liturgia, além de interferir na ação ritual, entra em competição com a Liturgia, gerando distração. A formação Litúrgica muitas vezes fica reduzida a teoria, sem a devida formação para a ritualidade, conjugada com a espiritualidade. Resultado: recorre-se a folhetos, ao uso do Projetor Multimídia etc., desfocando assim a atenção da assembléia daquilo que é central na celebração”, destacam os bispos.

O texto distribuído aos bispos não é um documento da CNBB, mas são orientações da Comissão para a Liturgia. “O texto quer propiciar o início de uma reflexão a respeito do uso do Projetor de Multimídia na celebração litúrgica”, explica o assessor da Comissão, padre Carlos Gustavo Haas.

sábado, 1 de maio de 2010

Continente digital

ROMA, domingo, 25 de abril de 2010 (ZENIT.org).- A Igreja tem a tarefa de dar uma alma ao continente digital, não simplesmente a de conseguir um espaço nele, mas para isso são necessárias "testemunhas digitais", explica o homem a quem Bento XVI confiou a pastoral da comunicação.


O arcebispo Claudio Maria Celli, presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, apresentou este objetivo no congresso que teve precisamente como tema "Testemunhas digitais" (http://www.testimonidigitali.it), organizado pela Conferência Episcopal Italiana (CEI) em Roma, de 22 a 25 de abril (cf. Zenit, 22 de abril de 2010).

Este encontro marcou decididamente a maneira de comunicar da Igreja na Itália e inclusive fora de suas fronteiras.

"Hoje, sem cair no risco de ser banais, não se pode continuar falando da importância dos meios de comunicação", afirmou Dom Celli. Segundo o prelado, agora a atenção principal deve ser colocada no ser humano, "que correu o risco de ser esmagado pela invasão das novas tecnologias e a quem se pede que retome plenamente sua própria responsabilidade".

Referindo-se ao mundo digital, o arcebispo comentou: "Se a rede por definição é virtual, corresponde a nós a tarefa de torná-la concreta, de dar-lhe profundidade, de oferecer-lhe, de certa forma, alma e, portanto, vida".

Citando a mensagem enviada por Bento XVI por ocasião do 44º Dia Mundial das Comunicações Sociais, comentou que, com relação às "testemunhas autênticas e valentes", o continente digital deve "aplanar o caminho a novos encontros, assegurando sempre a qualidade do contato humano e a atenção pelas pessoas e suas verdadeiras necessidades espirituais".

Isso significa exercer a "diaconia da cultura digital, que se apresenta hoje como um serviço não somente útil, mas necessário, sublinhando a dimensão antropológica de todo o fenômeno da comunicação", pois o desafio não é o de utilizar instrumentos ou máquinas, mas sim dar-lhes uma alma.

O prelado concluiu afirmando que "o Papa nos convida a um diálogo a 360 graus, aberto a todo homem".

"Deveríamos refletir sobre a vocação dos nossos meios de comunicação em casa. Não são escolas de fundamentalismo religioso, mas querem ser verdadeiros momento de encontro, de diálogo, de escuta vivida no respeito, mas também na autenticidade do que somos."

Público alvo

Padres, religiosos(as), diáconos, seminaristas, leigos e leigas engajados em pastorais, comunidades e
movimentos, profissionais da área da comunicação, educadores e estudantes.

Objetivos

Qualificar os cursistas com conteúdos teóricos e práticos sobre os meios de comunicação a partir de uma reflexão sobre os processos midiáticos a fim de desenvolver nestes, uma visão crítica rumo à uma educação para a comunicação. Capacitar os cursistas para a prática da oratória, produção de textos jornalísticos, linguagem corporal, produção radiofônica e audiovisual, a fim de que estes atuem na sociedade como agentes críticos e qualificados para o anúncio da Palavra de Deus, em consonância com
o contexto da cultura atual.

Pesquisar este blog