quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Segundo dia do curso de comunicação

                               Imagem: Lana Krisna

O curso Educação para a Comunicação uma abordagem teórico-prática teve em seu segundo dia de atividades, a abordagem do professor Jessé Barbosa que enfatizou uma temática muito pertinente que é a da televisão. Foram abertas discussões relacionadas ao uso e a propagação da mídia na sociedade de hoje, bem como a sua subjetividade e poder de condicionar pensamentos e comportamentos populares. A subjetividade da televisão e da mídia intervém diretamente na construção simbólica das sociedades humanas, e como maior reflexão da esplanação de Jessé podemos destacar que a mídia democrática produz sujeitos democráticos. O x da questão é, será que nossa mídia é democrática?

Na segunda parte do dia, continuou-se as atividades nos laboratórios. No laboratório de internet, ministrado por Gleidson Azevedo, onde foram vistas noções básicas de como configurar um blog, trabalhando o seu modelo e recursos. Iraildon Mota, professor do laboratório de jornal impresso, trabalhou com seus alunos sobre o que é teoriacamente uma redação de jornal, foi apresentado o jornal diocesano Millenium, feito uma avaliação do mesmo e a divisão das equipes de trabalho para a devida confecção da próxima edição do jornal. O professor Geraldo Gomes abordou em seu laboratório de rádio as noções de como coletar matérias e os generos textuais utilizados nos programas de rádio.

Ao fim do dia mais um dia de estudos e prática Jessé conduziu um momento de dinâmicas e reflexão com os participantes. O grupo se mostrou muito interessado em discutir e apreender cada novo conhecimento apresentado, tendo em vista que na atualidade por diversas vezes temos contato com tais temas.

Aninha Fontelene e Seminarista Jeremias, participantes da oficina de jornal impresso.

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar este blog