quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Terceiro dia do curso Educação para a Comunicação


Hoje, chegou-se ao terceiro dia de estudos do II módulo do curso de Educação para a Comunicação da Diocese de Parnaíba, onde se buscou  uma profunda reflexão a cerca das novas políticas da comunicação, intermediada pelo professor Jessé Barbosa. Enfatizou-se a comunicação como um direito de cada cidadão, um direito como os outros: civicos, políticos e sociais e como algo que deve ser legitimado em cada comunidade.

O direito à comunicação é a expressão da realidade por meio da democracia e da liberdade, pois todo cidadão possui o direito a comunicação e é preciso entendê-lo como um direito essencialmente humano e social, possibilitando a democratização e igualdade de acesso aos meios de produção e veiculação de massa, dando visibilidade aos novos sujeitos do processo de comunicação.

Entender a comunicação que reflita e respeite a diversidade cultural, a apropriação do conhecimento e uma visão autônoma da população, visando espectadores críticos, garantindo assim uma ampla participação popular na formulação, definição e acompanhamento de políticas públicas de comunicação.
Nos laboratórios, na parte da tarde, a vida prática está incubindo de tarefas e responsabilidades aos cursistas e como proposta dos professores será feito um trabalho interdisciplinar entre os laboratórios de jornal, internet e rádio, que consistirá em reformular cada texto ou peça desses meios para se utilizar da comunicação como uma forma plena de  propagar informações e formar opiniões.

Durante o dia os cursistas receberam importantes visitas para a sua formação e fortalecimento na fé, Dom Juarez, bispo de Oeiras, em suas palavras a propagação do reino de Deus, através dos meios de comunicação, sendo discípulos e missionários do reino, bem como a propagação do bem e a importância da comunicação para a existência humana. E na missa presidida pelo reitor do Seminário de Filosofia, Padre Clodomiro, onde ele enfocou a evalização de Jesus como ferramenta principal do anuncio do amor e do bem.

Ana Fontenele e Seminarista Jeremias.

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar este blog